Criando a infraestrutura para os estudos

Olá!


Uma pequena pausa nos capítulos para um tema que esqueci de comentar, é interessante montar um pequeno laboratório para os estudos do SQL Server, coisa que graças ao gênio que inventou a virtualização é bem mais fácil de fazer hoje em dia.

A estrutura que eu montei utiliza para a virtualização o VMWare Player gratuito e as versões Evaluation do Windows Server 2008 R2 e do SQL Server 2008 R2, essas duas últimas são gratuitas por até 180 dias.

Para a maioria dos objetivos da certificação, basta uma instância do SQL Server. Já para utilizar os serviços de Log Shipping e Database Mirroring, pelo menos uma segunda instância deve ser criada, mesmo que seja no mesmo servidor.

Mas como o Failover Clustering está dentre os objetivos da 70-432, é necessário pelo menos dois servidores Windows, logo, duas VM’s são necessárias para o SQL Server, mais uma para o Domain Controller, pré requisito para a instalação do Failover Cluster. 

Mais adiante abordarei a instalação do Failover Cluster, por enquanto basta uma VM do SQL Server, ou mesmo a instalação no próprio pc.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s